Naturalidade, domínio do português e conhecimento sobre a atuação da empresa são as características mais observadas durante os processos seletivos de estágio. A dica é da supervisora de recrutamento e seleção do Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), Aline Gabriel Barroso, mas é compartilhada pela maioria dos responsáveis pelo recrutamento das empresas.
"Claro que ter fluência no inglês ou conhecer mais outro idioma também conta ponto, mas ter o domínio sobre a atuação da empresa, falar corretamente e com segurança e trazer no currículo uma vasta bagagem de atividades extras, seja na universidade ou com trabalhos voluntários, são verdadeiros alicerces para conquistar até a vaga mais disputada de estágio", comenta.
Para o superintendente de operações do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Eduardo de Oliveira, é importante o estudante já se sentir um profissional quando ingressa na universidade e procurar um estágio o quanto antes. "Eles entram muito jovens na universidade. Por isso, aconselho que complementem o conhecimento das aulas vendo a área na prática."
A maioria das empresas abre seleção duas vezes por ano. Por isso, é importante acompanhar o site da companhia que se deseja ingressar no programa de estágio. No caso da AmBev, por exemplo, a inscrição pode ser feita durante todo o ano.