Chuva: Com a pista molhada, reduzir a velocidade, aumenta a distância que o separa o carro da frente e acenda as lanternas e os faróis baixos para facilitar que seu carro seja visto.
Animais na pista: Se passar por um animal na pista, não buzine. Isso pode assustá-lo. Diminua a velocidade e feche os vidros do veículo.
Ultrapassando caminhões: Mantenha uma distância lateral do caminhão para evitar efeitos do deslocamento de ar e lembre-se que, em descidas, caminhões ganham velocidade facilmente.
Dê passagem: Se um motorista impaciente colar atrás de seu carro, facilite a ultrapassagem, se possível.
Fazendo a curva: Evite frear na curva para não pressionar as rodas dianteiras. Antes de girar o volante, reduza a velocidade gradativamente.
Direção preventiva: Antes de viajar, revise óleo, freios, faróis e combustível. Planeje parada para descanso. Só estacione no acostamento em caso de emergência e não esqueça a sinalização de advertência.
Freadas: Se tiver em alta velocidade e precisar parar rapidamente, não afunde o pé no freio. Pise de forma moderada e vá aumentando a intensidade da freada gradualmente.
Ofuscamento: Use o quebra-sol, regule o espelho retrovisor quando necessário e evite olhar diretamente para o facho de luz alta.
Cinto de segurança: Exija que os passageiros do banco de trás também usem o cinto de segurança.
Condições de estrada: Antes de viajar, procure conhecer o caminho. Na descida de uma serra, nunca deixe o carro em ponto morto.